Pular para o conteúdo principal

Maior Retorno com Menor Risco para Consumo e Custos - Dark Scythe (2)

Contexto:
O Barbell Strategy é uma estratégia de Alocação de Portfólio descrita por Nassim Taleb no livro "A Lógica do Cisne Negro".
Em 2017, como resultado da leitura do livro, pensei em aplicar com liberdade criativa a estratégia Barbell ao tempo de vida restante.
Dark Scythe é essa analogia entre a Barbell Strategy e a Linha do Tempo, cuja inspiração reside nas armas de Magus.

Texto - A Correção de Spitznagel :
No processo de escrever como a Barbell se aplica a vida durante a última postagem, entendi que eu acabei passando um pouco os pés pelas mãos, porque senti que descoberto uma espécie de grande tesouro e fiquei com vontade de o aplicar o mais rápido o possível. Entretanto, com a mentalidade fixa acabei não modelando corretamente o problema, até porque é bastante dificil estar sempre aberto a mudar o ponto de vista, apesar de sabermos que é necessário estar disposto sempre a refletir para poder ter melhores resultados (o sétimo hábito).
O exemplo 80% (tesouro) - 10% (tesouro com mais risco) - 7% (ações) - 3% (ações com mais risco) é bastante limitado, porque engendra apenas uma gradação de risco com uma ponderação mais assimétrica. No mercado dos Estados Unidos, uma distribuição popular é 60% bonds, 40% stocks, quando partimos disso não estamos com o desbalanceamento típico do Barbell, que traria uma assimetria maior, entretanto Taleb defende fortemente que o importante é a assimetria, ou seja, termos ativos que se comportam diferentemente diante de situações de crise. Assim sendo, a assimetria 60b/40s é suficiente para começar a conversa, inclusive é o exemplo referência usado no Paradoxo de Altos Retornos com Baixo Risco, um vídeo excelente de 5 minutos sobre alocação de portfólio que me foi sugerido em um relatório de investimento que eu acompanho. 
Spitznagel explica que se você alocar uma parte de sua carteira de investimentos em seguros ou proteções, que são investimentos que devem se valorizar apenas caso uma crise financeira aconteça, então você poderá aumentar a proporção de ações na sua carteira, uma vez que o aumento dessa exposição está protegido. 


A próxima pergunta seria: "mas como isso afeta a Dark Scythe?"

Após esse vídeo inspirador, a aplicação para o caso brasileiro será:


O racional é que eu aumento a minha exposição a ações além do meu tanto de renda fixa, unicamente porque eu tenho proteção em dólar, para o caso de uma crise brasileira, proteção em ouro, para o caso de uma crise nos Estados Unidos ou mundial e uma específica para o caso de queda da bolsa brasileira, que é a opção de venda de ETF de IBOV.

Agora, aplicando a linha do tempo, precisamos refletir sobre estilo de consumo. No caso das postagem anterior, gradação de risco correspondeu a aumento de consumo, ou seja, o risco de eu viver mais tempo (mais de 70 anos, por exemplo) é maior do que o risco de viver menos tempo, logo a minha defesa é inverter o meu estilo de consumo, consumindo com um pouco menos de frugalidade nos tempos mais recentes para mitigar o risco de eu não ter mais vida no futuro para poder consumir o que eu economizei. A estratégia que estou usando para mitigar esse risco é baseada em estilo de consumo, mas podemos nos basear em experiências de vida que não estejam diretamente ligadas a consumo, como trabalhar menos, ou passar mais tempo com entes queridos, ou então dedicar mais tempo a hobbies. Mas muitos de nós concordamos que no caminho de Independência Financeira (e Aposentadoria Mais Cedo) o consumo é uma variável chave.
Adotamos consumo padrão como a soma de todos os gastos anuais do poupador/investidor. Você pode calcular isso para os últimos 12 meses, ou fazer uma média dos últimos 2 ou mais anos, levando em conta se haverá custos novos relevantes ou se alguns custos de anos anteriores não voltaram a incidir.



Conclusão: você poderia passar metade da sua vida restante gastando intencionalmente 10% a mais do que o seu consumo padrão, desde que você desenvolva mecanismos para gastar apenas metade desses custos durante um décimo do seu tempo restante de vida. Há oportunidade para jogar um pouco com esses valores, aumentando o consumo e avaliando o quanto que precisaria ser a economia no "período de proteção".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Covid 19 e como usar a reserva de emergência

É bem complicado começar a investir. Primeiro você precisa ter um tanto já poupado e ter passado por esse duro caminho psicológico que é poupar dinheiro, quando a maior parte das pessoas demonstra só estar gastando (apenas demonstra, pode ser que na realidade as pessoas sejam um pouco mais poupadoras do que elas demonstram numa "geração Instagram"). Depois você precisa entender alguns princípios básicos como separar uma reserva de emergência do seu capital principal. E no começo sua reserva de emergência tende a ser bem maior do que o seu capital principal que é aquele montante você vai usar para investir. A ideia é que investir tem risco, mas falando pragmaticamente, o risco acaba se traduzindo numa troca intertemporal, porque o investimento em ações, carro-chefe de grande parte dos investidores, tende a se pagar em um intervalo a partir de 18 meses. A PARTIR DE 18 MESES. Investir por fundamentos, lendo relatórios de casas de análise, ou então estudando os balanços da emp

Primeiros 12 meses (P12M), dezembro 2019 (1)

O objetivo desse post é criar uma perspectiva de todos os investimentos que uma pessoa pode fazer para aprender a lógica de investimentos e ter bons retornos, em um caminho o mais suave possível. O mundo dos investimentos pertence aqueles que o praticam, sendo um jogo de sentir na pele o efeito das próprias decisões. Desse modo, os 12 primeiros meses são críticos podendo causar a desistência prematura do investidor. Cenário inicial: saindo de patrimônio de zero reais, o investidor vai começar a investir com dinheiro guardado mês a mês, sendo o primeiro mês, dezembro de 2019. Esse dinheiro pode ser de qualquer quantidade, sendo que os mínimos eu vou colocar em cada post. Aporte é o nome de cada investimento que o investidor faz. A cada mês, o dinheiro poupada de uma fonte de renda pode se transformar em um aporte. Se eu fosse começar hoje, o que eu faria: Mês 1 - Dezembro 2019: 100% em Tesouro SELIC 2025. O primeiro passo é entender o tesouro direto, o programa de comprar tít

Leio o relatório, depois invisto

Guardar dinheiro é difícil. Existem bloqueios psicológicos e sociais para isso. Parece que o mundo ao redor gasta tudo o que ganha, alguns meses um pouco mais e outros um pouco menos. Para as pessoas que conseguem guardar dinheiro, existe a oportunidade de investir. Investir é arriscado. Quem viveu a época do Collor, pode ter passado pela experiência do confisco da poupança. Pessoas perderam todas as suas economias que estavam no banco. Acredito que esse evento por si só já trouxe ao brasileiro um viés um pouco contrário a guardar dinheiro e acabou por favorecer também a lógica do financiamento imobiliário, uma vez que quando você assina um contrato de financiamento, o imóvel já é de certa forma seu, enquanto você estiver cumprindo suas obrigações mensais. Vou defender que o leitor deve investir com o dinheiro guardado. Se fizer um investimento diversificado, a resiliência em caso de crise é maior. Portanto, mais da metade dessa grana guardada deve estar em Tesouro Selic 2025 (na