Pular para o conteúdo principal

Covid 19 e como usar a reserva de emergência

É bem complicado começar a investir. Primeiro você precisa ter um tanto já poupado e ter passado por esse duro caminho psicológico que é poupar dinheiro, quando a maior parte das pessoas demonstra só estar gastando (apenas demonstra, pode ser que na realidade as pessoas sejam um pouco mais poupadoras do que elas demonstram numa "geração Instagram"). Depois você precisa entender alguns princípios básicos como separar uma reserva de emergência do seu capital principal. E no começo sua reserva de emergência tende a ser bem maior do que o seu capital principal que é aquele montante você vai usar para investir.
A ideia é que investir tem risco, mas falando pragmaticamente, o risco acaba se traduzindo numa troca intertemporal, porque o investimento em ações, carro-chefe de grande parte dos investidores, tende a se pagar em um intervalo a partir de 18 meses. A PARTIR DE 18 MESES. Investir por fundamentos, lendo relatórios de casas de análise, ou então estudando os balanços da empresa, requer tempo. Tem gente boa em captar "trade pontual", não estou debatendo isso, só estou procurando analisar o panorama geral, que é o x% que seu patrimônio varia de um ano para o outro ou de um mês para o seguinte.
Esse risco inerente ao patrimônio investido, requer que a pessoa separe uma caixinha específica para os riscos da vida, separando-os dos riscos do próprio investimento que você fez ou do próprio mercado financeiro. Então, se você perde o emprego, usando a reserva de emergência você preserva o seu patrimônio principal de ter que desmontar posição antes do tempo, incorrendo em prejuízo talvez. 
Covid 19 pode ser um caso de ter que usar a reserva de emergência. Nesse caso, você vai desmontando a reserva de emergência aos poucos no decorrer das semanas e dos meses para suportar o tanto que você precisar. A ideia de reserva de emergência é a ter sempre, portanto no momento em que você começa a desmontar sua reserva, você tem um tempo para começar a desmontar o seu principal, num horizonte de tempo tão grande quanto você tiver, para reconstruir a sua reserva de emergência. A reserva te permite proteger não apenas ao seu dono, mas o seu próprio portfolio. Se sua reserva de emergência é de 6 meses de despesas mensais, você tem um horizonte de tempo menor, cerca de 3 a 5 meses, para ir desmontando sua reserva de emergência conforme necessidade e ir também desmontando o seu principal de uma forma inteligente para reconstruir a reserva de emergência. Se for 12 meses de reserva de emergência, você tem mais tempo, antes de desmontar parte do seu portfolio principal, portanto esse post acaba sendo uma defesa de uma reserva de emergência bem grande, 12 meses para cima. 
Você pode desmontar apenas 10% da sua reserva de emergência e ir aguardando novos aportes para montar de novo a reserva de emergência, mas se a "crise veio para ficar", então é prudente voltar a montar a reserva de emergência, usando-a para desmontar o seu principal com mais tranquilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiros 12 meses (P12M), dezembro 2019 (1)

O objetivo desse post é criar uma perspectiva de todos os investimentos que uma pessoa pode fazer para aprender a lógica de investimentos e ter bons retornos, em um caminho o mais suave possível. O mundo dos investimentos pertence aqueles que o praticam, sendo um jogo de sentir na pele o efeito das próprias decisões. Desse modo, os 12 primeiros meses são críticos podendo causar a desistência prematura do investidor. Cenário inicial: saindo de patrimônio de zero reais, o investidor vai começar a investir com dinheiro guardado mês a mês, sendo o primeiro mês, dezembro de 2019. Esse dinheiro pode ser de qualquer quantidade, sendo que os mínimos eu vou colocar em cada post. Aporte é o nome de cada investimento que o investidor faz. A cada mês, o dinheiro poupada de uma fonte de renda pode se transformar em um aporte. Se eu fosse começar hoje, o que eu faria: Mês 1 - Dezembro 2019: 100% em Tesouro SELIC 2025. O primeiro passo é entender o tesouro direto, o programa de comprar tít

Leio o relatório, depois invisto

Guardar dinheiro é difícil. Existem bloqueios psicológicos e sociais para isso. Parece que o mundo ao redor gasta tudo o que ganha, alguns meses um pouco mais e outros um pouco menos. Para as pessoas que conseguem guardar dinheiro, existe a oportunidade de investir. Investir é arriscado. Quem viveu a época do Collor, pode ter passado pela experiência do confisco da poupança. Pessoas perderam todas as suas economias que estavam no banco. Acredito que esse evento por si só já trouxe ao brasileiro um viés um pouco contrário a guardar dinheiro e acabou por favorecer também a lógica do financiamento imobiliário, uma vez que quando você assina um contrato de financiamento, o imóvel já é de certa forma seu, enquanto você estiver cumprindo suas obrigações mensais. Vou defender que o leitor deve investir com o dinheiro guardado. Se fizer um investimento diversificado, a resiliência em caso de crise é maior. Portanto, mais da metade dessa grana guardada deve estar em Tesouro Selic 2025 (na