Pular para o conteúdo principal

#CisneNegro ep0 Calote no tesouro SELIC

#CisneNegro
Cisne Negro, um conceito apresentado por Nassim Taleb, é um evento inesperado e de altíssimo impacto, mas que é entendido como algo simples de ter sido previsto depois de acontecer (viés de retrospectiva).

O tesouro SELIC é um dos títulos de dívida pública disponíveis para investimento. É tido como o título mais seguro para reserva de emergência, uma vez que seu valor é corrigido pela taxa SELIC. Apesar do drama do título, vamos pensar no impacto de calote é sobre todos os títulos do tesouro, indexados, prefixados e pós-fixados.

Vou direto ao ponto, o governo pode dar calote nos títulos do tesouro. No cenário em que isso acontece, os demais investimentos também se desvalorizam porque os investidores começam a vender ações e as cotas dos fundos, fazendo cair a bolsa, nesse contexto o dólar deve subir nas alturas, tanto se valorizando frente ao real, como servindo de fuga para a alocação de capital da galera que vendeu bolsa.

Quando, eu me proponho a analisar como um Cisne Negro, eu não analiso a probabilidade do evento acontecer, isso porque o evento é algo visto como altamente improvável, quase impossível e o problema é justamente esse QUASE. 

Mas qual é a moral da história? Vamos pensar em termos de seguros, portanto fazer alocações de portfolio que não vamos usar nunca se as coisas correrem bem. Pois bem, eu diria que (1) é importante ter um pouco de dólar no  portfolio, algo entre 5 e 10% do portfolio, (2) uma put de BOVA 11, alocação de menos de 1%, (3) ter um imóvel quitado, porque ele tende a superar esse momento e tem um valor intrínseco que se conserva mesmo nesse cenário.

Cisne Negro é algo que não conseguimos prever, por definição é algo que só conseguimos entender depois que acontece, mas nós podemos tornar enxergar Cisnes Cinzentos, ou até enxergar cisnes que na verdade são brancos. O ponto é: tem coisas que podem acontecer apesar de parecerem muito difíceis e para algumas pessoas essas coisas na verdade vão acontecer, simplesmente porque a perspectiva desses observadores é outra!

Lembram do filme "A Grande Aposta"? Então, para o personagem do Christian Bale, por exemplo, a crise de 2008 era Cisne Branco (óbvio) e para o pessoal que vendia as casas era um Cisne Cinzento, porque eles sabiam que havia algo errado e estavam até preparados para isso.

Daqui para baixo faço exemplos mais tranquilos! O leitor mais sério pode encerrar a leitura por aqui,















O Hyoga também não esperava que o Cisne Negro pudesse mandar as memórias da luta para o Ikki usando um fragmento do capacete (ou o olho no mangá), mas isso aconteceu e acabou fazendo o cavaleiro perder a luta seguinte.

Falando de um dos mais sensacionais jogos de rpg da história: se você for para o telepod da direita, logo no comecinho do jogo, apenas comigo e com a Marle no grupo, você vai direto para o combate final com o Lavos. Cisne Negro total. Aliás, Lavos é um símbolo da crise, quando ninguém espera aparece um Lavos. Superando o inimigo (depois de dar New Game +, várias vezes), você chega nesse que  é um dos finais mais difíceis do jogo, com direito a Easter Egg do Akira Toriyama!


 Vou colocar alguns links a esse respeito:

AA40 fala sobre o risco de calote e sobre Reforma da Previdência

Notícia de 2017 da Uol Economia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Covid 19 e como usar a reserva de emergência

É bem complicado começar a investir. Primeiro você precisa ter um tanto já poupado e ter passado por esse duro caminho psicológico que é poupar dinheiro, quando a maior parte das pessoas demonstra só estar gastando (apenas demonstra, pode ser que na realidade as pessoas sejam um pouco mais poupadoras do que elas demonstram numa "geração Instagram"). Depois você precisa entender alguns princípios básicos como separar uma reserva de emergência do seu capital principal. E no começo sua reserva de emergência tende a ser bem maior do que o seu capital principal que é aquele montante você vai usar para investir. A ideia é que investir tem risco, mas falando pragmaticamente, o risco acaba se traduzindo numa troca intertemporal, porque o investimento em ações, carro-chefe de grande parte dos investidores, tende a se pagar em um intervalo a partir de 18 meses. A PARTIR DE 18 MESES. Investir por fundamentos, lendo relatórios de casas de análise, ou então estudando os balanços da emp

Primeiros 12 meses (P12M), dezembro 2019 (1)

O objetivo desse post é criar uma perspectiva de todos os investimentos que uma pessoa pode fazer para aprender a lógica de investimentos e ter bons retornos, em um caminho o mais suave possível. O mundo dos investimentos pertence aqueles que o praticam, sendo um jogo de sentir na pele o efeito das próprias decisões. Desse modo, os 12 primeiros meses são críticos podendo causar a desistência prematura do investidor. Cenário inicial: saindo de patrimônio de zero reais, o investidor vai começar a investir com dinheiro guardado mês a mês, sendo o primeiro mês, dezembro de 2019. Esse dinheiro pode ser de qualquer quantidade, sendo que os mínimos eu vou colocar em cada post. Aporte é o nome de cada investimento que o investidor faz. A cada mês, o dinheiro poupada de uma fonte de renda pode se transformar em um aporte. Se eu fosse começar hoje, o que eu faria: Mês 1 - Dezembro 2019: 100% em Tesouro SELIC 2025. O primeiro passo é entender o tesouro direto, o programa de comprar tít

Leio o relatório, depois invisto

Guardar dinheiro é difícil. Existem bloqueios psicológicos e sociais para isso. Parece que o mundo ao redor gasta tudo o que ganha, alguns meses um pouco mais e outros um pouco menos. Para as pessoas que conseguem guardar dinheiro, existe a oportunidade de investir. Investir é arriscado. Quem viveu a época do Collor, pode ter passado pela experiência do confisco da poupança. Pessoas perderam todas as suas economias que estavam no banco. Acredito que esse evento por si só já trouxe ao brasileiro um viés um pouco contrário a guardar dinheiro e acabou por favorecer também a lógica do financiamento imobiliário, uma vez que quando você assina um contrato de financiamento, o imóvel já é de certa forma seu, enquanto você estiver cumprindo suas obrigações mensais. Vou defender que o leitor deve investir com o dinheiro guardado. Se fizer um investimento diversificado, a resiliência em caso de crise é maior. Portanto, mais da metade dessa grana guardada deve estar em Tesouro Selic 2025 (na