Pular para o conteúdo principal

#CisneNegro ep0 Calote no tesouro SELIC

#CisneNegro
Cisne Negro, um conceito apresentado por Nassim Taleb, é um evento inesperado e de altíssimo impacto, mas que é entendido como algo simples de ter sido previsto depois de acontecer (viés de retrospectiva).

O tesouro SELIC é um dos títulos de dívida pública disponíveis para investimento. É tido como o título mais seguro para reserva de emergência, uma vez que seu valor é corrigido pela taxa SELIC. Apesar do drama do título, vamos pensar no impacto de calote é sobre todos os títulos do tesouro, indexados, prefixados e pós-fixados.

Vou direto ao ponto, o governo pode dar calote nos títulos do tesouro. No cenário em que isso acontece, os demais investimentos também se desvalorizam porque os investidores começam a vender ações e as cotas dos fundos, fazendo cair a bolsa, nesse contexto o dólar deve subir nas alturas, tanto se valorizando frente ao real, como servindo de fuga para a alocação de capital da galera que vendeu bolsa.

Quando, eu me proponho a analisar como um Cisne Negro, eu não analiso a probabilidade do evento acontecer, isso porque o evento é algo visto como altamente improvável, quase impossível e o problema é justamente esse QUASE. 

Mas qual é a moral da história? Vamos pensar em termos de seguros, portanto fazer alocações de portfolio que não vamos usar nunca se as coisas correrem bem. Pois bem, eu diria que (1) é importante ter um pouco de dólar no  portfolio, algo entre 5 e 10% do portfolio, (2) uma put de BOVA 11, alocação de menos de 1%, (3) ter um imóvel quitado, porque ele tende a superar esse momento e tem um valor intrínseco que se conserva mesmo nesse cenário.

Cisne Negro é algo que não conseguimos prever, por definição é algo que só conseguimos entender depois que acontece, mas nós podemos tornar enxergar Cisnes Cinzentos, ou até enxergar cisnes que na verdade são brancos. O ponto é: tem coisas que podem acontecer apesar de parecerem muito difíceis e para algumas pessoas essas coisas na verdade vão acontecer, simplesmente porque a perspectiva desses observadores é outra!

Lembram do filme "A Grande Aposta"? Então, para o personagem do Christian Bale, por exemplo, a crise de 2008 era Cisne Branco (óbvio) e para o pessoal que vendia as casas era um Cisne Cinzento, porque eles sabiam que havia algo errado e estavam até preparados para isso.

Daqui para baixo faço exemplos mais tranquilos! O leitor mais sério pode encerrar a leitura por aqui,















O Hyoga também não esperava que o Cisne Negro pudesse mandar as memórias da luta para o Ikki usando um fragmento do capacete (ou o olho no mangá), mas isso aconteceu e acabou fazendo o cavaleiro perder a luta seguinte.

Falando de um dos mais sensacionais jogos de rpg da história: se você for para o telepod da direita, logo no comecinho do jogo, apenas comigo e com a Marle no grupo, você vai direto para o combate final com o Lavos. Cisne Negro total. Aliás, Lavos é um símbolo da crise, quando ninguém espera aparece um Lavos. Superando o inimigo (depois de dar New Game +, várias vezes), você chega nesse que  é um dos finais mais difíceis do jogo, com direito a Easter Egg do Akira Toriyama!


 Vou colocar alguns links a esse respeito:

AA40 fala sobre o risco de calote e sobre Reforma da Previdência

Notícia de 2017 da Uol Economia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Covid 19 e como usar a reserva de emergência

É bem complicado começar a investir. Primeiro você precisa ter um tanto já poupado e ter passado por esse duro caminho psicológico que é poupar dinheiro, quando a maior parte das pessoas demonstra só estar gastando (apenas demonstra, pode ser que na realidade as pessoas sejam um pouco mais poupadoras do que elas demonstram numa "geração Instagram"). Depois você precisa entender alguns princípios básicos como separar uma reserva de emergência do seu capital principal. E no começo sua reserva de emergência tende a ser bem maior do que o seu capital principal que é aquele montante você vai usar para investir. A ideia é que investir tem risco, mas falando pragmaticamente, o risco acaba se traduzindo numa troca intertemporal, porque o investimento em ações, carro-chefe de grande parte dos investidores, tende a se pagar em um intervalo a partir de 18 meses. A PARTIR DE 18 MESES. Investir por fundamentos, lendo relatórios de casas de análise, ou então estudando os balanços da emp...

Maior Retorno com Menor Risco para Consumo e Custos - Dark Scythe (2)

Contexto: O Barbell Strategy é uma estratégia de Alocação de Portfólio descrita por Nassim Taleb no livro " A Lógica do Cisne Negro ". Dentro do movimento FIRE, aprendemos com Mr Money Moustache que guardar dinheiro é mais importante do que ter bom retorno sobre investimentos . Em 2017, como resultado da leitura do livro, pensei em aplicar com liberdade criativa a estratégia  Barbell ao tempo de vida restante . Dark Scythe é essa analogia entre a Barbell Strategy e a Linha do Tempo, cuja inspiração reside nas  armas de Magus . Texto - A Correção de Spitznagel : No processo de escrever como a Barbell se aplica a vida durante a última postagem, entendi que eu acabei passando um pouco os pés pelas mãos, porque senti que descoberto uma espécie de grande tesouro e fiquei com vontade de o aplicar o mais rápido o possível. Entretanto, com a mentalidade fixa  acabei não modelando corretamente o problema, até porque é bastante dificil estar sempre aberto a m...

FIRE x INSS

Depois da reforma da previdência, fiz um cálculo com um colega de trabalho que se aposentaria com com menos de 50 anos para avaliar o quanto ele havia perdido com a fixação da idade mínima em 65 anos. Só somando o valor mensal, sem considerar 13o, por exemplo, o resultado deu em torno de 1 milhão de reais. Inclusive, acho que cabe conversarmos mais sobre isso em outra oportunidade, porque é um enorme Cisne Negro, a Reforma da Previdência 2019, se olharmos com olhos de quem começou a contribuir na década de 90, ingressando no trabalho com 14, 16 anos, justamente para aposentar mais cedo. Estamos falando de um contexto de regime de CLT , que sabemos pode mudar bastante caso tenhamos novas reformas trabalhistas mais para frente, além do que a Reforma Trabalhista de 2017 , já mudou bastante o contexto de trabalho. Vamos ter que construir muito conhecimento em cima dessas tabelas, para termos um número de cenários suficientes para que seja útil, mas traçar um cenário econômico é um pro...