Pular para o conteúdo principal

Fechamentos Mensais. Um tesouro FIRE!

Fechamentos mensais são uma rotina muito importante nos blogs do movimento FIRE. Acredito que um exemplo excelente é o do Sr.IF365. No fechamento de setembro 2019, por exemplo, podemos ver que as informações mais importantes para ele são justamente as que vem no título:

Mês, Patrimônio atualizado (porcentagem de variação em relação ao mês anterior), Renda Passiva e o número do mês em que ele está depois que atingiu o FIRE.

Nesse caso, o Sr.IF365 já alcançou o FIRE e um dos focos do seu blog é justamente a vida de aposentadoria antecipada, que aliás tem desafios bastante peculiares.

Como subtítulo, ele coloca também Gastos, Rendimentos do mês anterior vs Gastos, Dívidas e Fundo Tio Patinhas (um mecanismo de defesa pós-Fire)

A segunda referência bacana de fechamentos mensais é o Cowboy Investidor. Em sua última atualização, conseguimos acompanhar a evolução do patrimônio através de um gráfico e também sua rentabilidade detalhada. Para quem é investidor, o Cowboy é ótima referência, inclusive sua rentabilidade nesse ano está bastante alta. Quero fazer uma postagem mais para frente colocando o meu fechamento mensal igual ao dele (o mesmo para o Sr.IF365).

Vamos agora comentar outros fechamentos mensais da Firesfera:

Gari Advogado: além do patrimônio atualizado, coloca aporte, salário líquido, renda passiva e o total acumulado no ano. O fechamento é simples e dava para ver bem rápido.

Jardim Epicurista: patrimônio, crescimento (absoluto e relativo), despesas, decomposição da carteira (em valores absolutos) e independência financeira (% da meta final). Simples e objetivo. Curti muito a parte de despesas (acho importante).

Viajante Investidor: aporte, movimentações (ótimo para investidores, pois fala compras e vendas!), leitura (também adorei Antifrágil, principalmente a parte de iatrogenia) e saúde. Planilha bem profissional, vou ter que estudar um pouco para entender a parte de sistema de cotas.

Sniper Investidor: ótimo para leitores investidores, carteira muito diversificada, aportes bem descritos. Muito organizada a parte de proventos e a evolução do patrimônio. O fechamento do Sniper tem uma pegada mais quantitativa.

Foco no milhão: O foco no milhão tem uma abordagem mais quantitativa com fundamentos econômicos tanto em gráfico quanto em texto. Mercado, dividendos, metas mensais, aportes, rendimento por carteira, rendimento geral por portfolio, carteira de "dinheiro" (é o dinheiro que fica na conta, mas que rende um pouquinho porque ele usa conta que rende e CDB 100%), carteira de FII, carteira de renda fixa, carteira de ações, carteira de stocks (ações US), carteira de REITs e carteira como um todo. Apesar de ser grande, o relatório é rápido de ler, porque tem muitos gráficos.

Encerro por aqui mas vou continuar numa próxima!














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Covid 19 e como usar a reserva de emergência

É bem complicado começar a investir. Primeiro você precisa ter um tanto já poupado e ter passado por esse duro caminho psicológico que é poupar dinheiro, quando a maior parte das pessoas demonstra só estar gastando (apenas demonstra, pode ser que na realidade as pessoas sejam um pouco mais poupadoras do que elas demonstram numa "geração Instagram"). Depois você precisa entender alguns princípios básicos como separar uma reserva de emergência do seu capital principal. E no começo sua reserva de emergência tende a ser bem maior do que o seu capital principal que é aquele montante você vai usar para investir. A ideia é que investir tem risco, mas falando pragmaticamente, o risco acaba se traduzindo numa troca intertemporal, porque o investimento em ações, carro-chefe de grande parte dos investidores, tende a se pagar em um intervalo a partir de 18 meses. A PARTIR DE 18 MESES. Investir por fundamentos, lendo relatórios de casas de análise, ou então estudando os balanços da emp

Primeiros 12 meses (P12M), dezembro 2019 (1)

O objetivo desse post é criar uma perspectiva de todos os investimentos que uma pessoa pode fazer para aprender a lógica de investimentos e ter bons retornos, em um caminho o mais suave possível. O mundo dos investimentos pertence aqueles que o praticam, sendo um jogo de sentir na pele o efeito das próprias decisões. Desse modo, os 12 primeiros meses são críticos podendo causar a desistência prematura do investidor. Cenário inicial: saindo de patrimônio de zero reais, o investidor vai começar a investir com dinheiro guardado mês a mês, sendo o primeiro mês, dezembro de 2019. Esse dinheiro pode ser de qualquer quantidade, sendo que os mínimos eu vou colocar em cada post. Aporte é o nome de cada investimento que o investidor faz. A cada mês, o dinheiro poupada de uma fonte de renda pode se transformar em um aporte. Se eu fosse começar hoje, o que eu faria: Mês 1 - Dezembro 2019: 100% em Tesouro SELIC 2025. O primeiro passo é entender o tesouro direto, o programa de comprar tít

Leio o relatório, depois invisto

Guardar dinheiro é difícil. Existem bloqueios psicológicos e sociais para isso. Parece que o mundo ao redor gasta tudo o que ganha, alguns meses um pouco mais e outros um pouco menos. Para as pessoas que conseguem guardar dinheiro, existe a oportunidade de investir. Investir é arriscado. Quem viveu a época do Collor, pode ter passado pela experiência do confisco da poupança. Pessoas perderam todas as suas economias que estavam no banco. Acredito que esse evento por si só já trouxe ao brasileiro um viés um pouco contrário a guardar dinheiro e acabou por favorecer também a lógica do financiamento imobiliário, uma vez que quando você assina um contrato de financiamento, o imóvel já é de certa forma seu, enquanto você estiver cumprindo suas obrigações mensais. Vou defender que o leitor deve investir com o dinheiro guardado. Se fizer um investimento diversificado, a resiliência em caso de crise é maior. Portanto, mais da metade dessa grana guardada deve estar em Tesouro Selic 2025 (na